Intervenção terapêutica que visa apoiar a família a enfrentar as mudanças decorrentes de acontecimentos de vida e a criar novas oportunidades de re-organização que promovam o bem-estar físico e psicológico dos vários elementos do sistema familiar.
Todas as famílias têm a capacidade de encarar os desafios ao seu funcionamento, contudo, por várias circunstâncias, podem sentir-se bloqueadas. As famílias podem beneficiar de terapia familiar em situações de:
– Promoção de cuidados e tarefas relacionadas com o ciclo de vida familiar e fases de mudança (entrada na escola, nascimento de um irmão, entre outros);
– Promoção das competências parentais e do funcionamento da família;
– Experiências de perda e luto;
– Abuso de álcool e outras substâncias;
– Dificuldade em gerir problemas de Saúde Mental da criança e do adolescente;
– Adaptação a situação de doença;
– Exclusão emocional do familiar em situação de vulnerabilidade (idoso, entre outros);
– Sobrecarga do cuidador principal de pessoas em situação de dependência;
– Dificuldades comunicacionais na dinâmica familiar (dificuldade em expressar os seus medos, sentimentos e pensamentos);
– Isolamento (por exemplo em relações familiares e amigos);
A Consulta de Terapia Familiar destina-se a famílias, podendo desenrolar-se em sessões alternadas com todos os membros, apenas alguns membros, ou até somente uma pessoa, assegurando-se em qualquer das situações a visão da família como um todo.
As sessões de terapia familiar têm a duração de 50 minutos, podendo assumir a frequência quinzenal, variando de acordo com as necessidades de cada situação. As decisões sobre a frequência das sessões necessárias, pagamento das sessões, bem como questões relacionadas com os dias e as horas em que essas sessões irão decorrer, são pensadas em conjunto com o psicólogo na(s) primeira(s) consulta(s).
Para quem | Famílias
Duração da Sessão | 50 minutos
Periodicidade | Habitualmente, 1 sessão quinzenal
Preços | Consulte
aqui
Marcações e Contactos | Consulte
aquiI